segunda-feira, 14 de março de 2011

Por que se chama quaresma?


Há uma primeira pergunta que é fundamental: quando foi que a Igreja começou a celebrar este período de tempo?
Sabemos que hoje a Quaresma é um período de 40 dias, estabelecido como preparação para a festa litúrgica da Páscoa.

E por que 40 dias?

A resposta está, exatamente, no modo de entender números na Bíblia. 
Já anotamos que a numerologia bíblica não tem o sentido de quantidades definidas que nós, hoje, damos aos números. Seu valor é mais simbólico. Alguns exemplos tornam mais clara a resposta. "Desde o final do século IV a Igreja valoriza a preparação para a Páscoa, através de um período de 40 dias. 

A Bíblia usa com freqüência períodos de 40 dias (ou 40 anos) para indicar ocasiões especiais em que são 
vividas experiências importantes: são os 40 anos de caminhada do povo no deserto, os 40 dias de Jesus no deserto, 40 dias de Moisés no Monte Sinai, os 40 dias de andança de Elias até a montanha de Deus.... Esses períodos vêm antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer." (CNBB, "Tudo é Possível: Deus Nos Ama", Paulinas, 1996, pgs. 8 e 9).

Entre os muitos significados que os antigos atribuíam ao número 40, um nos interessa de modo especial: o de indicar um período de preparação (mais ou menos prolongado), em vista de um grande acontecimento. Exemplo: o dilúvio durou 40 dias e 40 noites... foi a preparação para uma nova humanidade. 40 anos passou Israel no deserto... para preparar- se a entrar na terra prometida; durante 40 dias fizeram penitência os habitantes de Nínive... antes de receber o perdão de Deus; durante 40 dias e 40 noites caminhou Elias ... para chegar à montanha de Deus; durante 40 dias e 40 noites jejuaram Moisés e Jesus... para preparar-se para sua missão...". (Celebrando a Palavra, A. M. Edições, 5. Paulo, 1996, págs. 92 e 93).

O modelo bíblico de preparação para os grandes acontecimentos foi assumido pela Igreja, no correr dos tempos, e a Quaresma se torna ou é importante preparação para a maior de todas as festas cristãs: a Páscoa do Senhor Jesus.

Mas nem sempre foi assim. Nos primeiros tempos do Cristianismo, provavelmente no século II, as comunidades cristãs nascentes, para melhor viverem as alegrias da celebração anual da Ressurreição de Cristo, começaram a fazer uma vigília de dois ou três dias para a Páscoa. Estudiosos deste assunto acreditam que é a partir do século IV que se fixa, na Igreja, este período de 40 dias.

Podemos concluir que tanto o número 40 como muitos acontecimentos bíblicos têm, para nós, um valor simbólico para avivar a nossa fé, fundamentar nossa esperança e aprofundar nossa caridade.

Desejo à todos uma excelente preparação para a Páscoa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário