domingo, 17 de abril de 2011


 
De onde vem essas cinzas que são usadas ?
Essas ‘cinzas’ são resultado dos ramos secos usados no Domingo de Ramos do ano que passou, que foram guardados e depois incinerados. Os ramos passam pelo fogo purificador, assim como nós temos –0 com o fogo purificador de Deus - aniquilar nosso egoísmo orgulho, pecados. A prática da mortificação dos sentidos também é necessária para fortalecer o espírito, despojamento de ambição no voltar-se aos irmãos e a Deus. .

Devemos nos confessar nesse período?
A confissão deve ser uma constante, pois é um Sacramento que nos dá força espiritual. Devemos, nesta época quaresmal, fazer um bom exame de consciência, confessar nossos pecados ao sacerdote, arrepender realmente de nossas culpas, na firme decisão de mudar de vida.



O que vem a ser o Domingo de Ramos e a Semana Santa?
Simboliza a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, antes de iniciar o caminho da cruz para o calvário. Neste ano dia será em 28 de Março. Semana Santa é a semana que precede a Páscoa, começando com o Domingo de Ramos: 24 de março. Os ramos de oliveira ou ramos de palmeiras são benzidos, e se lêem o texto evangélico da entrada solene de Jesus em Jerusalém.

Qual a utilidade deste ramo que normalmente trazemos para nossas casas?
Este ramo bento colocado em uma cruz em seu lar ou sobre alguma tumba no cemitério, deseja simbolizar a força da vida e a esperança da ressurreição. A Igreja neste dia convida os fiéis a contemplar os padecimentos do Cristo em seu caminho para o calvário.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário